terça-feira, 23 de outubro de 2012

Café






Dizem-me sempre que não deveria tomar tanto café, que faz mal! Então fui pesquisar os benefícios e malefícios do café.

Quando sinto dores de cabeça vou logo tomar um café. --> Fará realmente efeito?
Adoro tomar um café a seguir á refeição. Acho que me ajuda na digestão. -->Será verdade?


No site Saúde Sapo (http://saude.sapo.pt/galerias/peso-nutricao/as-in-verdades-do-cafe.html#11) descobri algumas conclusões bem interessantes:



Benefícios:


Previne doenças:

- As virtudes do café derivam da cafeína, um alcalóide capaz de combater o aparecimento de doenças como diabetes e Parkinson, diminuir a infertilidade masculina, prevenir o cancro do cólon, estimular a capacidade mental, aliviar as dores de cabeça, proteger o fígado e combater a asma.

- O cafeeiro é rico em metilxantinas, como a teofilina e a teobromina e, sobretudo, em cafeína, que activa as funções cerebrais, previne as doenças neurológicas e melhora a função pulmonar em asmáticos. Contém, ainda, constituintes amargos com acção estimulante dos sucos gástricos, compostos fenólicos e potássio com acção diurética.

- Uma meta-análise realizada na Alemanha e publicada em 2010 no European Journal of Gastroenterology Hepatology indica que os consumidores de café têm menor risco de cirrose e carcinoma hepático e que os seus valores hematológicos são melhores do que nas pessoas que não o consomem.
- Um relatório emitido pelo Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência (CEMBE) da Faculdade de Medicina de Lisboa revela que a ingestão moderada de café pode reduzir o risco de cancro hepático, devido às propriedades inibidoras da carcinogénese hepática e das acções anti-inflamatórias do café.

- O consumo de café pode estar directamente relacionado com um menor risco de desenvolver cancro. A conclusão pertence a um estudo realizado por investigadores chineses, que analisou 59 pesquisas realizadas. Segundo essa avaliação, o consumo de cada chávena de café/dia (125 ml) significava uma redução 3% no risco de desenvolver vários tipos de cancro, incluindo o da bexiga, o da mama, o da faringe e o colo-rectal.

- Beber café pode ajudar a reduzir risco de cancro do útero. Um estudo da Universidade de Harvard concluiu que beber mais de quatro chávenas de café por dia durante um período prolongado de tempo diminui em 25 por cento o risco de desenvolvimento deste cancro e que beber duas ou três baixa esse risco em sete por cento. Os investigadores recomendam, contudo, cautela com o açúcar e as natas que se adicionam à bebida.

- O café reduz o tamanho do peito. Investigadores suecos encontraram um gene que é responsável pela ligação entre beber café e redução mamária e descobriram um efeito muito positivo do café no desenvolvimento do cancro da mama. Pesquisas anteriores já demonstrado tinham que as mulheres que bebem duas a três chávenas de café por dia apresentam menor risco de desenvolverem a doença.



- A ingestão regular de café pode ajudar na prevenção cancro da próstata, uma doença que todos os anos mata cerca de 1.500 homens em Portugal. A conclusão é de um estudo norte-americano mas ainda gera dúvidas dentro da comunidade científica.



Alivia as dores de cabeça:

- A cafeína tem um efeito positivo no alívio de enxaquecas. Ingerir quatro chávenas de café por dia pode reduzir o risco de dores de cabeça crónicas, refere um estudo norueguês publicado pelo Journal of Headache and Pain.

Neste caso, a minha vontade de um café nestes momentos tem fundamento.

O Café tem um efeito termogénico e lipolítico:

- O café tem um efeito termogénico. Aumenta a temperatura nas células adiposas, ajudando a produzir energia e, consequentemente, a reduzir o peso. Melhora a capacidade física para o exercício e estimula a digestão e o trânsito intestinal.

- O café é ainda um diurético potente que reduz volume ao eliminar o excesso de líquidos e de toxinas. Tem também um efeito lipolítico que favorece a eliminação de acumulações de gordura características da celulite, facilitando o alisamento da pele casca de laranja.

Glicose:

- O café diminui a absorção de glicose no intestino. Combinado com exercício e uma alimentação saudável, pode contribuir para uma redução do peso

 
Assim sendo, sempre será verdade que ajuda as meninas na celulite e no peso.



Previne problemas cardíacos e diminui o risco de AVC

- O consumo até três chávenas por dia melhora a elasticidade das veias cardíacas. O segredo está na quantidade de café ingerida, que não deve ultrapassar uma chávena de café por dia. Esta bebida, rica em cafeína e antioxidantes, ajuda a melhorar a elasticidade das artérias, evitando o aparecimento de doenças cardíacas.

- Tomar café diariamente pode reduzir o risco de AVC nas mulheres que bebam entre uma a duas chávenas de café por dia. A conclusão é de uma investigação do Instituto Karolinska, em Estocolmo, que concluiu que cerca de 22 a 25% destas mulheres têm uma probabilidade menor de desenvolver a doença do que as que não consomem a bebida.
Enemas de café:

- Existe uma forte tradição no norte da Europa e nalguns países da América de fazer clisteres com café, de forma a limpar o cólon, evitando a acumulação de toxinas que podem ser reabsorvidas pelo sistema linfático.

 

Malefícios:


Causa dependência:

- A cafeína é, no entanto, uma substância biologicamente activa que cria dependência. A pessoa que deixa de beber café fica com dores de cabeça, sobretudo se for grande o intervalo entre a ingestão de duas chávenas de café. É a chamada síndrome de privação de cafeína.

Hipertensão:

- O café faz subir a pressão arterial e pode agravar situações de doença hipertensiva. Os hipertensos não o devem beber porque aumenta a frequência cardíaca, o tremor, a ansiedade, os movimentos intestinais e a insónia. Estes efeitos iniciais desaparecem gradualmente à medida que a ingestão se vai tornando crónica.

Pode dificultar a digestão e é irritante para a mucosa gástrica:

- A normal produção de ácido clorídrico no estômago pode ser afectada pelo consumo exagerado de café. Além de dificultar a digestão, essa situação pode, em caso de ingestão abusiva, aumentar o risco de úlceras, refluxo ácido e síndrome do intestino irritável

- O café é irritante para a mucosa gástrica. No caso das pessoas que sofrem de doenças gástricas, o consumo de café pode agravar os sintomas. As pessoas que são intolerantes a esta bebida podem ter uma contra indicação relativa.

Neste caso, posso estar errada. Apesar de estimular os sucos gástricos como viram mais acima, segundo uma nutricionista, a ingestão de café deveria ser 1hora após a refeição. Inclusive porque pode diminuir a absorção de nutrientes como a vitamina C e o ferro.
 (http://nutricionistap.blogspot.com.br/2011/09/beneficios-e-maleficios-do-consumo-de.html) E no caso das pessoas que já tenham problemas gástricos que é o meu caso, com este ponto posso concluir que será melhor pelo menos tentar tomar o cafézinho um tempinho depois do almoço.

Cálcio e Fósforo:

- O excesso de café pode ter um efeito prejudicial na relação de equilíbrio entre a absorção de cálcio e de fósforo no organismo. Pode ainda causar fortes oscilações da glicose no sangue, causando hipoglicemia e podendo dar origem a situações de fraqueza, nervosismo, tremores e palpitações cardíacas.

Stress:

- O café não faz bem ao stress. De acordo com um estudo, 75% das pessoas que não ingerem cafeína ou o faz em pequenas quantidades sente-se mais relaxada. Este estimulante ajuda a aumentar os níveis de adrenalina e bloqueia o efeito da adenosina, considerada um anticonvulsivante endógeno e uma espécie de relaxante natural usado pelo cérebro que pode retirar a vontade de dormir.

Contudo, é o café em excesso mais uma vez!


E é verdade que causa Osteoporose?



- O café não aumenta o risco de desenvolver osteoporose, uma doença que afecta entre 700 mil e 800 mil portugueses. Não há qualquer relação entre a quantidade de café consumida e a diminuição da densidade mineral óssea, um dos factores responsáveis pelo desenvolvimento da osteoporose, assegura um grupo de médicos e fisiatras da Universidade de Trakya, na Turquia.



Em tratamentos de estética:

- A terapia com café acaba com o cansaço e com o stress e remodela a silhueta graças ao seu efeito anticelulítico, que advém da sua acção lipolítica e diurética. É indicada em casos de celulite, flacidez, no pós-parto e na fase de recuperação de uma lipoaspiração.

- Combinado com o chocolate e o cacau, o café pode ter um poder adelgaçante. Existem no mercado tratamentos de instituto que, combinados com exercício físico e uma alimentação adequada permitem emagrecer, tonificar o organismo e reduzir centímetros corporais.


Ainda que os malefícios existam, na página na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (http://sigarra.up.pt/fmup/pt/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=1612) o Dr. Carlos Martins refere que são QUASE inexistentes.
E revela ainda que deixar de beber café pode diminuir a qualidade de vida do doente podendo levar, em última instância, a um quadro de depressão. No entanto, o cientista alerta que, "cada caso é um caso" e o historial clínico do utente deve ser sempre considerado até porque "as noções de equilíbrio e individualidade são fundamentais em saúde". 



Para finalizar pode ser sempre bom um cafézinho porque melhora o humor!!! :-)

A cafeína aumenta a boa disposição. O consumo moderado de café (20-200 mg) pode ter influência relevante na melhoria do estado do humor. A conclusão pertence a uma investigação conduzida pelo Grupo de Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra.


Conclusão, eu que só tomo 2 a 3 chávenas por dia, parece-me que só me faz bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário